Recursos humanos é o conjunto de indivíduos que forma a força de trabalho de uma organização, setor empresarial ou economia. A disciplina que supervisiona a força de trabalho de uma empresa chama-se Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Humanos ou apenas Recursos Humanos:
Benefícios: empregadores usam os benefícios para atrair, reconhecer e reter talentos.
Liderança e Estratégia: processos e atividades utilizados para formular objetivos, práticas e políticas, com o foco em atender as necessidades e oportunidades organizacionais baseadas em questões de capital humano.
Compensação: sistemas de salários utilizados para manter o valor do capital humano e a produtividade na empresa.
Consultoria: prática de apoio externo em todos aspectos da gestão de recursos humanos, com foco em questões profissionais.
Diversidade: presta suporte a objetivos de negócios, levando em conta as diferenças e similitudes que fazem os empregados únicos.
Relação entre colaboradores: objetiva manter um ambiente de trabalho positivo, produtivo e coeso.
Ética e Responsabilidade Social Corporativa: concentra-se nos valores pessoais e organizacionais e no reflexo desses nos comportamentos e na tomada de decisões da empresa.
Recursos Humanos Global: inclui todas as atividades de Gestão de Pessoas ao redor do mundo, levando em consideração as diferenças entre elas.
Relações laborais: considera os elementos formais das relações trabalhistas.
Desenvolvimento Organizacional e Crescimento Profissional: é o desempenho organizacional e os meios pelo qual se desenvolve o capital humano.
Gestão de Pessoal: estratégias, táticas e processos para busca, recrutamento, contratação e manutenção de recursos humanos necessários para apoiar os objetivos empresariais.